A atuação dos advogados públicos em benefício à sociedade

Neste dia 07 de março, Dia Nacional da Advocacia Pública, a diretoria da Aesap vem parabenizar a categoria que tem atuado no combate a corrupção e em benefício à sociedade.

“A nossa atuação no combate à corrupção corresponde ao anseio da sociedade por um Estado mais justo e igualitário. Que continuemos exercendo nossa missão com ética e dignidade. Às advogadas públicas, em razão do dia da mulher, um parabéns especial pelo brilhantismo e excelência na atuação” destaca Vanessa Zanotti, advogada do Detran e presidente da Aesap.

Entre as atuações dos advogados públicos, estão a de defesa judicial e pelo assessoramento aos órgãos e autarquias estaduais, fortalecendo assim a execução das políticas públicas e serviços prestados pelo Estado à população.

Por isso, é de fundamental importância a valorização da carreira, por meio de remuneração digna, bem como a exigência de concursos públicos para a atuação profissional garantindo isenção perante aos gestores públicos.

Histórico

A Advocacia Pública passou a ter uma data específica no calendário com a sanção da Lei n° 12.636, em março de 2012. A data escolhida para comemorar o Dia Nacional da Advocacia Pública, 7 de março, lembra o dia em que foram criados os cargos de Procurador dos Feitos da Coroa, da Fazenda e do Fisco, ainda na época do Brasil – Colônia (1609), sendo o primeiro registro histórico no país do que hoje se conhece por Advocacia Pública.

A Aesap vem reforçar sua atuação nesse sentido de defesa de uma Advocacia Pública forte, com seus advogados valorizados trazendo assim benefícios ao Estado e à sociedade.

About the Author
AESAP

Associação Espírito-Santense dos Advogados Públicos – AESAP é uma entidade que tem por finalidade defender os interesses dos servidores públicos que exercem função de advogado público, em especial as questões relativas às prerrogativas e à dignidade profissional de tais servidores efetivos das Autarquias, inclusive Agências Reguladoras, e Fundações Públicas no Estado do Espírito Santo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *